F1 2009 é um jogo eletrônico de corrida baseado na temporada 2009 de Fórmula 1, foi desenvolvido pela Sumo Digital e lançado para Wii e PSP.O jogo tem uma falha que é trazer o KERS presente em todos os carros,quando na verdade apenas 4 equipes utilizaram o dispositivo naquela temporada: Ferrari, McLaren, BMW Sauber e Renault.
Este é o primeiro jogo da série de videogames F1 da Codemasters ao adquirir os direitos de licenciamento dos videogames de Fórmula 1 em 2008, com todas as sequências subsequentes baseadas em outras temporadas da F1 lançadas anualmente em consoles não-Nintendo e no PC. Ele acabou se tornando o único jogo de F1 a estar disponível no Wii e um dos dois únicos jogos de F1 que a Codemasters lançou para um console da Nintendo, sendo o outro o spin-off, F1 Race Stars , para o Wii U.
F1 2009 recebeu críticas mistas dos críticos de jogos, tanto para as versões Wii e PlayStation Portable . Os gráficos do jogo foram fortemente criticados pelos revisores: IGN disse que as texturas eram "obscuras" e os modelos "meio coração", enquanto a Official Nintendo Magazine disse que "visualmente é um jantar de cachorro". GameZone continuou o tema, dizendo que "os gráficos... são super simples e muitas vezes feios", e também comentando que o jogo "parece que deveria ter sido lançado para o PSone ". GameSpot disse que a física "não estava à altura", comentando também que "seu carro vai ricochetear nas paredes e outros veículos com pouca consideração pelo que aconteceria no mundo real". A IA foi apontada como uma falha do jogo, com a IGN chamando-a de "insatisfatória", enquanto a Eurogamer disse que os carros controlados por computador seguiram a linha de corrida "muito rigidamente", comentando que "eles parecem tão propensos a colidir com sua caixa de velocidades como tentativa de ultrapassá-lo". O fato de o jogo conter apenas os 20 pilotos que iniciaram a temporada de Fórmula 1 de 2009, e não levou em consideração as mudanças de piloto que aconteceram durante a temporada, foi outra reclamação. O som também foi criticado, com GameSpot chamando-o de "uniformemente pobre".





